Quem Somos

Fazendo parte do plano de enquadramento sindical no âmbito da organização sindical brasileira preconizada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, tem como objetivo tratar de todos os assuntos relativos à relação capital e trabalho envolvendo as empresas definidas pela categoria econômica e as correspondentes entidades da categoria profissional. Originalmente esta entidade foi constituída, em 1937, sob a denominação de Sindicato das Indústrias de Comestíveis Doces de São Paulo.

 

Em 1940, por ocasião da entrada em vigor da CLT, as entidades sindicais foram obrigadas a solicitarem a concessão de “Cartas Sindicais”. Nessa época, obtida a Carta Sindical, a entidade presidida por Ivo Ferreira da Silva, passou a se denominar Sindicato da Indústria de Doces e Conservas do Estado de São Paulo. Na década de 70 os sindicatos acompanharam a exigência de adotarem uma sigla. Então foi sugerida, aprovada e adotada a sigla atual: SIDOCAL.

 

O SIDOCAL foi presidido por nomes proeminentes do empresariado nacional, como Edgard Zanotta, Ivo Ferreira da Silva, Francisco Pita Brito, Clóvis Britto de Freitas, Elcio Guerrazzi, João Franco de Camargo Neto, Paulo Gini, Décio Augusto da Costa, Silo Chi e Auro Ninelli. Atualmente o SIDOCAL é presidido por Renato Kenji Nakaya, empresário destacado do ramo alimentício.

 

O SIDOCAL, definido como entidade de 1º. Grau no âmbito das Leis Trabalhistas, compõe o Conselho de Representantes da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, entidade de 2º. Grau no âmbito das mesmas Leis Trabalhistas. A FIESP reunindo, hoje, mais de 131 sindicatos patronais, tem sido o palco onde convergem e se debatem os problemas e anseios das categorias econômicas no universo de atividades que envolvem a indústria paulista como um todo.

 

O SIDOCAL conta com uma estrutura administrativa à disposição das empresas associadas e não-associadas, que coordena a agenda dos pedidos e reivindicações que lhe chegam ao conhecimento. Todos os pleitos são submetidos, se factíveis, oportunos e pertinentes, em Assembleia Geral Ordinária realizada mensalmente e que farão parte dos relatórios finais que são submetidos ao Conselho de Representantes da FIESP, nos grupos de trabalho apropriados.

 

O SIDOCAL tem como principal atribuição a participação nas negociações para a elaboração do Acordo Coletivo de Trabalho diretamente com as entidades correspondentes da categoria profissional. Promove, assim, as Convenções Coletivas e Dissídios Coletivos, por força de determinações legais. É sua responsabilidade orientar as empresas associadas, através da prestação de serviço jurídico próprio, quanto ao cumprimento das normas coletivas aprovadas e em vigência.

 

O SIDOCAL vem se empenhando em organizar em seus aspectos técnicos assessoria jurídica, econômica e política, buscando institucionaliza-las e, conforme a demanda, visar a ampliação das mesmas. Prevê que o atendimento mais adequado a cada segmento, e particularmente a cada empresa, será alcançado através da departamentalização especializada com a indicação dos respectivos coordenadores e sub-coordenadores.

 

O SIDOCAL tem ainda como meta a ser atingida a promoção e estimulo às campanhas institucionais voltadas para o setor, objetivando valorizar os produtos ofertados pelos seus associados, bem como a presença dos mesmos no mercado externo.

SIDOCAL - Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias no Estado de São Paulo

Telefones: (11) 3284-9819 Mobile: (11) 99497-8778   E-mail: secretarial@sidocal.com.br

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - 8º Andar - Conj 805 CEP: 01311-923  Cerqueira Cesar